quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Toalha para o lanche escolar.

patchwork

Volta às aulas com patchwork.

Hora de comprar e organizar o material da criançada. A mamãe pensa em tudo, nos cadernos, livros, lápis etc. E o "Artesanato com a Meméia" vem com uma tolha prática e personalizada para a hora do lanche.

Há três anos, fiz uma toalha como esta para o meu sobrinho neto, Rafael. Ele gostou e a mamãe achou muito prática.  Este ano é a vez do irmãozinho Gustavo começar a vida escolar. Como incentivo para nova etapa do seu crescimento, fiz uma toalha be
m alegre. Afinal é um afilhadinho muito querido.

Vamos aprender? É bem versátil e serve também para que os pequenos ^façam atividades de pintura e se sujar é só passar um paninho com álcool.

Material necessário:
  • Tecido poá verde e branco
  • Tecido poá azul e branco
  • Tecido estampado
  • Caneta para tecido
  • Viés vermelho
  • Plástico transparente grosso
Como fazer:

1- Com o tecido poá verde e branco, corte um  retângulo 7cm x 16cm e com a caneta de tecido, desenhe o nome da criança no centro dessa tira.

2- A seguir, corte seis retângulos de 4cm x 7cm, sendo quatro com o tecido poá azul e branco e dois no estampado. Depois costure-os nas laterais da tira feita com o nome na seqüência: Poá azul e branco, estampado, poá azul e branco.  Refile para acertar a medida.  (figura 1)


toalha de lanche personalizada
figura 1
3- Com o tecido estampado, corte dois retângulos de 10cm x 35cm. Costure um deles na parte superior  e o outro na parte inferior. (figura 2)


nome da criança
figura 2
4- Com o tecido poá azul e branco corte dois retângulos de 5cm x 35cm e costure na parte superior  e na parte inferior. (figura 3)


toalha personalizada para o lanche
figura 3

5- Com o tecido poá azul e branco corte dois retângulos de 5cm x 45cm e costure na parte superior e na parte inferior. Refile em toda volta, acertando a toalha.(figuras 4 e 5)
como fazer toalha para lanche de patchwork
figura 4
figura 5
6- Coloque a manta acrílica sob o trabalho, quilt em volta dos retângulos com o ponto de caseado à mão ou a máquina e corte a manta excedida. (figuras 6 e 7)

Amélia Loreto
figura 6
quilt ponto caseado
figura 7
7- Corte o plástico um pouquinho maior que a peça e fixe costurando em toda a volta, a seguir acerte o plástico cortando a borda que sobrou. (figuras 8 e 9)


toalha para lanche revestida de plástico
figura 8
tolha infantil personalizada em patchwork
figura 9
8- Faça o mesmo para o verso da toalha, utilizando o tecido de bolinha poá azul e branco. (figuras 10 e 11)

Amélia Loreto
figura 10
Amélia Loreto
figura 11
9- Por último, arredonde os quatro cantos da toalha e aplique o viés vermelho em toda a borda. (figuras 12 e 13)
Amélia Loreto
figura 12
artesanato com a meméia
figura 13

Esquema da Toalha

esquema de como fazer uma toalha de patchwork

Pronto! Agora é só preparar um lanche bem gostoso!

Amélia Loreto

Nenhum comentário: