segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Pintura em gesso e decoupage

#NossaSenhoradasGraças

08 de dezembro: Dia da Imaculada Conceição.


Hoje a fé cristã comemora o dia da Imaculada Conceição, cujo significado é a preservação de Maria do pecado original. É um dogma da igreja católica, que foi proclamado pelo papa Pio IX, em 1854. Foi através da Virgem Santíssima que o Filho de Deus assumiu a natureza humana.

Sou católica e respeito todas as formas de religiões, espiritualidade e fé. Acredito que há muitas maneiras de se amar a Deus, principalmente com atitudes que de fato afirme esse amor.

Nesta postagem vou demonstrar como fiz esta imagem de Nossa Senhora para colocar minha casa.

Juntei duas técnicas: Pintura em gesso e decoupage em tecido. Essas técnicas podem aplicadas em vários tipos de materiais juntas ou separadas.

Vamos ao passo a passo:

Lista de Materiais:

  • Uma imagem de gesso
  • Lixa fina para massa
  • Tinta PVA ou látex branca e colorida
  • Pincel redondo nº 0
  • Pincel chato nº 8 e 10
  • Tecido de algodão para o manto e para o vestido e véu.
  • Cola branca tipo cascorez
  • Verniz F 12 - acrílico a base d'água para artesanato
  • Purpurina dourada
  • Goma laca 
  • Betume
  • Aguarrás


Como fazer:

#DiadaImaculadaConceição

Pintura

1- Lixe as imperfeições da imagem.

2- Passe goma laca em toda peça e a seguir dê duas a três demãos de tinta PVA ou látex branca. (deixe a tinta secar a cada demão).

#pinturaedecoupageem gesso
3- Comece pintando o rosto, as mãos e os pés, na tonalidade de pele escolhida. Reforce o branco dos olhos e depois dilua um pouco de betume com aguarrás e passe nas mãos e pés. Logo em seguida, limpe com um pano. (Este procedimento fará que as fendas fiquem mais escurecidas, dando volume.)

4- Pinte os olhos com o pincel nº 0, faça um ponto branco no centro dos olhos (pupila) e realce a sombra das pálpebras. Faça cílios e sobrancelhas. Capriche na expressão dos olhos, deixe-os delicados e amorosos.

5- Pinte os cabelos e deixe secar bem.

Decoupage

1- Escolha os tecidos. Neste caso optei por um tecido na cor creme para o vestido e véu, e azul de estampas miúdas  para o manto.
Observação: O tecido estampado é mais fácil para forrar imagens. O tecido liso requer mais cuidado. 

2- Comece pelo vestido. Recorte o tecido e cole com ajuda do pincel. A seguir acomode o tecido de cima para baixo da peça e com o auxílio do pincel encaixe nas fendas e vá colando aos poucos. Depois passe cola sobre toda a extensão do tecido. Deixe secar e recorte com estilete as sobras em torno da parte recoberta. Faça o mesmo com o véu. 

#decoupagecomtecido#Aplicaçãodetecidosobregesso
3- Agora é a vez do manto. Como a estampa é miúda, cole por pedaços, se necessário, pode sobrepô-los, até recobrir totalmente a área. 

4- Após a secagem total, misture a goma laca com purpurina e aplique em alguns detalhes, como cabelo, cinto, terço e vestido. E, se desejar, coloque uma coroa sobre a cabeça.


"Maria"

"A fé de Maria excedeu a de todos os homens e a de todo os Anjos. Em Belém, viu seu Filho no estábulo, e acreditou nele como Criador do mundo. Viu-o fugir de Herodes e nunca a sua Fé hesitou em ver nele o Rei do Reis. Viu-o nascer e acreditou que era o Eterno. Viu-o pobre, de tudo desprovido, e acreditou nele como Senhor do Universo. Viu-o reclinado nas palhas e adorou-o como Onipotente. Viu-o sem pronunciar palavra, e acreditou que Ele era a Sabedoria Eterna. Ouviu-o chorar e reconheceu-o como a Alegria do Paraíso. Viu-o, por fim morrendo, exposto a todos os insultos, pregado na Cruz e, embora a fé de todos vacilasse, Maria perseverou na crença inviolável de que Ele era Deus". (Santo Afonso de Ligório)

#Compartilhe



Nenhum comentário: