terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Dia da Amizade

Minhas irmãs - Amigas para sempre.

Amizade algo sagrado

Ao longo da minha vida conheci pessoas que se tornaram "verdadeiros amigos", e por isso, sinto-me agradecida à Deus pelo privilégio de tê-las ao meu lado, porém nem sempre fisicamente, é claro. Mas o fato é que com eles foi possível tirar muitas lições, me divertir,  chorar, sorrir, brincar, amadurecer, enfim, a convivência trouxe a admiração e o respeito que amigos verdadeiros devem ter um com o outro. Tenho afeto por cada uma delas, não importa se estão perto ou longe. Estarão sempre no meu coração e nas minhas recordações.

Para homenageá-las separei um trecho do Livro "O Profeta", de Kalil Gibran, que fala sobre a amizade. É lindíssimo e traz uma mensagem muito verídica sobre a amizade.

Leiam a poesia e depois se quiserem conhecer um pouco mais a fundo sugiro  a palestra da professora Lúcia Helena Galvão, no youtube, Amizade Segundo Khalil Gibran, que analisa a poesia com a visão filosófica do escritor.

Paletra - Amizade Segundo Khalil Gibran (Lúcia Helena Galvão)

Sobre a Amizade

Um jovem disse, Fala-nos da Amizade.
E ele respondeu, dizendo: O vosso amigo é a resposta às vossas necessidades.
Ele é o campo que cultivais com amor e colheis com gratidão.
E é o vosso apoio e o vosso abrigo.
Pois ides até ele com fome e procurai-o para terdes paz.
Quando o vosso amigo fala livremente, vós não receais o "não", nem retendes o "não".
E quando ele está calado o vosso coração não deixa de ouvir o coração dele;
Pois na amizade, todos os pensamentos, todos os desejos, todas as esperanças nascem e são partilhadas sem palavras, com alegria.
Quando vos separais de um amigo não fiqueis em dor, pois aquilo que mais amais nele tornar-se-á mais claro com a sua ausência, tal como a montanha, para quem a escala, é mais nítida vista da planície.
E não deixeis que haja outro propósito na amizade que não o aprofundamento do espírito. Pois o amor que só procura a revelação do seu próprio mistério, não é amor, mas uma rede lançada que só apanha o que não é essencial.
E deixai que o que de melhor há em vós seja para o vosso amigo. Já que ele tem de conhecer o refluxo da vossa maré, que conheça também o seu fluxo. Pois para que serve o vosso amigo se só o procurais para matar o tempo? Procurai-o também para viver. Pois ele preencher-vos-á os desejos, mas não o vazio.
E na doçura da amizade que haja alegria e a partilha de prazeres. Pois é nas pequenas coisas que o coração encontra a frescura da sua manhã.

Do livro “O Profeta”- Khalil Gibran

http://www.clube-positivo.com/biblioteca/pdf/profeta.pdf

Curiosidade

"O Dia da Amizade ou o Valentine's Day comemora o dia de São Valentim, e muitos países o consideram ainda como o Dia dos Namorados, que no Brasil é celebrado em 12 de junho.

Durante o governo do imperador Cláudio II, quando foram proibidas as realizações de casamentos, um bispo romano chamado Valentim continuou a fazer as celebrações em segredo. O imperador acreditava que os jovens solteiros e sem família para sustentar se alistariam com mais facilidade, por isso decretou a proibição.

Após ser descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, diversos jovens visitavam o local para jogar flores e bilhetes com mensagens que diziam que eles acreditavam no amor.

Entre estes jovens, havia a menina cega Astérias, que era filha do carcereiro. Ao visitar Valentim, com permissão dada pelo pai, os dois acabaram se apaixonando, o que fez com que milagrosamente ela recuperasse a visão. Ele escreveu cartas onde assinava "de seu Valentim", expressão que ainda é usada nos dias de hoje.

O Dia de São Valentim, conhecido como Dia da Amizade ou Valentine's Day é celebrado em 14 fevereiro, mesma data em que o bispo foi morto."

Texto retirado do site: http://www.calendariobr.com.br/dia-da-amizade
 
Dedico esta postagem a cada um de meus "verdadeiros" amigos.



Nenhum comentário: