sábado, 12 de outubro de 2013

Capa para livro - Patch Colagem



www.artesanatocomamemeia.com

12 de outubro, dia da padroeira do meu Brasil, Nossa Senhora Aparecida, da criança e aniversário da minha irmã, Conceição, mas costumo chamá-la de "Mena".  Ainda, no mês outubro, no dia 15, comemora-se o dia do Professor.

A Mena é professora de geografia. Admiro-a, pois é uma professora muito dedicada a seus alunos. Exerce a função muito antes de se formar, já que como irmã mais velha, sempre me orientou na escola.

Gostaria muito de homenageá-la e decidi fazer uma capa para livro para dar de presente, pois queria alguma coisa que somasse todas essas comemorações. Fiz um desenho da Santa estilizada para simplificar a execução do trabalho de patch colagem mas, se preferir, você poderá fazer outra figura utilizando a mesma técnica. Confira o resultado.

Antes, porém um recadinho para Mena:

"Ter irmã é uma dádiva de Deus e dedico esta simples homenagem pelo seu aniversário, dia do Professor e a criança que existe em você. E o mais importante do presente: O detalhe na capa, Nossa Senhora que é para sua proteção".
Feliz Aniversário irmã!
Observação:
Hoje estou comemorando o aniversário do meu filho e inaugurando oficialmente o meu novo Ateliê. Parabéns filho! Deus te abençoe.
Agora vamos ao passo a passo:

Material necessário: 

  • Material básico de Patch. (Patchwork-arte-reunir-retalhos.html)
  • Tecido amarelo ouro 100% algodão. 
  • Tecido azulão 100% algodão. 
  • Tecido azul claro 100% algodão.
  • Entretela termocolante. 
  • Caneta para tecido na cor preta. 
  • www.artesanatocomamemeia.com
    figura 1
  • Caneta para tecido na cor ocre. 

Como fazer:

1- Passe resina caseira ou termolina nos tecidos que você utlizará para confecção da imagem da Santa. Deixe secar e passe a ferro. Assim o tecido não desfia. 
2-Transfira as partes do desenho para um papel de seda ou vegetal. Recorte na linha do desenho. (figura 1)

3- Pelo lado da cola da entretela, posicione as partes recortadas para formar a imagem. E muito importante deixa-las bem próximas uma das outras. (figura 2)

www.artesanatocomamemeia.com
figura 2
4- Faça os detalhes pequenos como cabelo, olhos e boca com a caneta na cor preta e para a coroa com a caneta na cor ocre.

5- Terminada esta etapa, passe a composição pronta a ferro, para que as peças fixem na entretela. Em seguida recorte em volta da imagem.

6- Corte um de retângulo de 15 cm de largura por 16 cm de altura no tecido azul claro, junto com a manta acrílica. Posicione a figura no centro e faça o quilt sobre a Nossa Senhora à mão ou a máquina. ((figura 3)

www.artesanatocomamemeia.com
figura 3


7- A seguir corte tiras de 7 cm de largura nos tecidos nas cores amarelo ouro, azulão e azul claro. Comece costurando a tira (azulão) na base do retângulo (figura 4)  e na lateral esquerda, corte o excedente da tira. Depois faça o mesmo na lateral direita e superior empregando o tecido amarelo.  (figura 5)

www.artesanatocomamemeia.com
figura 5

www.artesanatocomamemeia.com
figura 4
8- O próximo passo é colocar a tiras na lateral esquerda intercalando azul claro e azulão. (figura 6)
www.artesanatocomamemeia.com
figura 6
9- Faça um detalhe no canto superior costurando duas tiras (azulão e amarelo ouro) no canto superior direito. figura 7)
figura 7
10- Desvire e chuleie como mostra as figuras 8 e 9.
montagem do patchwork
figura 9
patchwork
figura 8
 11- Para finalizar coloque a última tira do lado direito. (figura 10)
capa de livro em patchwork
figura 10
11- Corte a manta acrílica do tamanho da peça prenda com alfinetes. Faça quilt nas faixas. Acerte a medida de 51 cm x 28 cm. (figura 11)
nossa senhora aparecida patchwork
figura 11
12- Junte o patch e o tecido azul claro, direito com direito, costure, deixe uma abertura e desvire. Acerte as posições das abas laterais para encaixar o livro com a medida 8 cm de largura de cada lado e costure na parte inferior e superior para fixar. (figura 12)
proteção de livro em patchwork
figura 12
13- Para o marcador de página, corte uma faixa do tecido azulão com as seguintes medidas: 5 cm x 25 cm e no tecido amarelo:  5 cm x 4 cm. Costure um no outro pela largura, direito com direito. A seguir costure pelo centro e desvire. Posicione na capa e costure. (figura 13)
marcador da capa de livro
figura 13
15- Agora, encaixe o livro na capa. Pronto!

capa de livro em patch colagemcapa de livro patchwork


Dica:

Você poderá fazer também um caderninho com forração em tecido e encaixar na capa. E só clicar no link:   http://www.artesanatocomamemeia.com/2013/05/caderno-forrado-com-tecido.html

Desenho estilizado da Nossa Senhora Aparecida

desenho nossa senhora aparecida

Parabéns Nossa Senhora Aparecida e obrigada cuidar da nossa terra!

"Nossa Senhora me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida, do meu destino
Do meu caminho
Cuida de mim"
(Roberto Carlos)

Compartilhe conhecimento.





2 comentários:

Izilda Simões disse...

Que graça Meméia!

Parabéns para a Mena, para o Júnior e um especial pra você pela LINDA homenagem à sua irmã e à Nossa Senhora Aparecida, muitas vezes esquecida neste Dia das Crianças.

Amélia Loreto disse...

Obrigada Zi. Um beijo para você.