terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Férias Escolares - Jogo 5 Marias

Jogo 5 pedrinhas

Um brinquedo à moda antiga.

Hoje em dia existem muitos brinquedos prontos e lindos, mas acredito que resgatar brinquedos e brincadeiras de antigamente é manter viva a história de um povo, além de aguçar a imaginação.

Criar e recriar brinquedos e brincadeiras é um exercício bastante rico para as crianças. Sem contar, que o "FAZER" é muito importante para o desenvolvimento criativo. Pensando nisso, resolvi fazer uma postagem sobre o Jogo das 5 Marias, uma das antigas brincadeiras que rende momentos de pura alegria para a família toda.

Neste caso, fiz saquinhos coloridos com arroz, mas você pode colocar areia ou outras sementes.

Veja como fazer:

# comofazerjogo5marias

Materiais Necessário:

  • 5 tipos de retalhos de tecido. 
  • Arroz

Como Fazer:


1- Corte 10 retângulos de retalho no tamanho de 3 cm por 4 cm, sendo 2 de cada tipo de tecido.

# brincadeira5marias


2- Costure os pares, avesso com avesso, somente os três lados do retângulo à mão ou máquina.


# Brincadeiradecriança
3- Enche-os com arroz, e costure a mão o último lado do retângulo.




# saquinho5marias




4 - Agora que os cinco saquinhos estão prontos, faça um saco maior de tecido de 12 cm por 12 cm, para guardá-los, e se desejar personalizar o brinquedo escreva o nome da criança com uma caneta para tecido.






#jogodaspedrinhas

Como jogar:

1- As 5 Marias são lançadas no chão ou em uma mesa.

2- Jogue uma delas para o alto e com a mesma mão, pegue uma das outras quatro que ficaram no solo e tente recuperar a que está no ar sem deixá-la cair. 3-A seguir, jogue novamente uma das Marias para o alto e segure duas delas, antes de agarrar a que está no alto. E assim por diante, até apanhar as quatro de uma vez.

4- Para finalizar, faça uma ponte com a mão esquerda apoiada pelas pontas do polegar e do indicador. Jogue uma peça para cima e passe outra rapidamente por baixo da ponte e pegue a que está no ar. Quem erra perde a vez e depois retorna de onde parou.

É possível criar as próprias regras ou mesmo jogar com pedrinhas.

Se você quiser aprender outras formas de jogar consulte o site: Outras Maneiras de Jogar 5 Marias 

Curiosidades:

Segundo o livro, Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil, de Renata Meireles, essa brincadeira foi inspirada nos antigos gregos que consultavam os deuses jogando ossinhos de carneiro e dependendo de como caía, tinha um significado.


Se você gostou, compartilhe! 
Um Meméia apreciado.

Nenhum comentário: