sábado, 18 de junho de 2016

Festa Junina - Bandeiras e Brincadeiras

"Chegou a hora da fogueira...

É noite de São João..."

Hoje acordei cantando esta música, o que me fez recordar o tempo da minha infância, onde comemorávamos o dia de São João, na casa da Dona Jandira, com uma grande fogueira, pinhão, quentão, pipoca, bolo de fubá, pé de moleque, entre outras delícias... e como era bom! A vizinhança trazia essas guloseimas para repartirmos entre nós. Passávamos momentos prazerosos de convivência, comendo, cantando e dançando.

O que eu mais gostava, além das músicas típicas da época, era a dança da vassoura que consistia em organizar as pessoas em duplas, sendo que uma delas formava o par com a vassoura. A música iniciava e as duplas começavam a dançar, e quando o animador parava a música, todos deveriam trocar de par. Aquele que estava com a vassoura entregava rapidamente para outro, que saia dançando com a vassoura pela sala até a próxima parada. No final da brincadeira, aquele que sobrasse com a vassoura pagava uma prenda.

E o mais incrível é que só hoje, eu tenho a verdadeira noção do que representava essa convivência entre os vizinhos. Estreitava os laços de amizade e solidariedade na nossa rua, que por sinal era conhecida como a Rua Igreja.

Atualmente já não moro na Rua da Igreja, cresci e a vida seguiu, mas ficou um ensinamento: As boas relações entre as pessoas que moram perto, nos possibilita abrir um canal de ajuda mútua, principalmente num tempo em que devemos proteger uns aos outros de tantas maldades que ronda as nossas vidas.

Bom, mas vamos lá, além de reviver um pedacinho da minha história e da dança da vassoura, quero mostrar como fazer bandeirinhas com retalhos de tecidos pode ser uma boa pedida para sua festa junina. Ficará bem colorida, e para alegrar mais ainda separe alguns CDs com músicas de marchas juninas ou forró e uma vassoura. Tenho certeza que todos irão se divertir muito.

Lista de materiais: 
  • Barbante ou linha 
  • Retalhos de Tecidos 
  • Cola branca 
  • Tesoura picotar 
Como fazer: 

1- É muito simples, basta recortar as bandeirinhas com a tesoura de picotar, assim o tecido não desfiará. Corte no tamanho de sua preferência.



2- Corte o barbante ou linha no tamanho que você precisar.



3- Passe cola na parte superior da bandeira, coloque o barbante , e dobre.

4- Pronto! Agora é só enfeitar a sua festa com bandeirinhas de tecido. Use e abuse. Coloque nos vasos, nas mesas, enfim... deixe a imaginação de te levar.

Ah! Não se esqueça da dança da vassoura, o pessoal vai adorar. 


Chegou a hora da fogueira.
É noite de São João...
O céu fica todo iluminado
Fica o céu todo estrelado
Pintadinho de balão...
Pensando na cabocla a noite inteira
Também fica uma fogueira
Dentro do meu coração...

Quando eu era pequenino
De pé no chão
Eu cortava papel fino
Pra fazer balão...
E o balão ia subindo
Para o azul da imensidão...

Hoje em dia o meu destino
Não vive em paz
O balão de papel fino
Já não sobe mais...
O balão da ilusão...
Levou pedra e foi ao chão...

Curiosidade:

A música "Chegou a hora da fogueira" é de autoria de Lamartine Babo, gravada originalmente por Carmem Miranda e Mário Reis em 1933 e até hoje é um grande sucesso nas festas juninas.

#Compartilhe

Nenhum comentário: