quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Origami - Qual papel usar?



A princípio qualquer papel pode ser utilizado para a prática origami.

Vamos imaginar que você está com as crianças e quer fazer uma figura de origami para distraí-las e o único papel que você tem em mãos é um guardanapo. Nada te impede de realizá-lo. No entanto, não é o papel apropriado e o resultado não ficará tão bom.

Ao passo que se você der uma atenção especial na escolha do papel para o origami, o trabalho ficará infinitamente melhor além de trazer satisfação em dobrá-lo.

Como alternativas, vou mostrar alguns papéis que são utilizados na confecção das figuras em origami.

  • Papel Importado - Lindos e são prontos para o uso, com tamanhos e formatos variados, estampados, com duas faces diferentes, lisos. Não é tão fácil de encontrar em papelarias, mas na internet você não terá nenhuma dificuldade.
  • Papel espelho ou dobradura - Tamanho 48 cm x 66 cm. Colorido de um lado e branco de outro, encontra-se facilmente em qualquer papelaria, o único inconveniente é que as dobras ficam marcadas.
  • Papel Eco cores - Os lisos e coloridos nos dois lados, são encontrados no tamanho 23,5 cm x 32,5 cm, com 110 de gramatura, a caixa vem com 21 cores sortidas com 42 folhas. Os estampados nos dois lados são encontrados no tamanho de 23,0 cm x 32,0 cm, com 180 de gramatura. A caixa vem com 36 folhas de 7 cores e 3 estampas diferentes.
  • Papel Kraft - Aquele para embrulho marrom. É bem resistente e firme, muito usado para fazer caixas.
  • Papel Presente ou Fantasia - Em tamanhos variados é estampado de um lado e liso do outro. No entanto, nem sempre são bons para dobrar, faça um teste antes dobrando uma figura simples para avaliar o resultado. 
  • Papel Laminado ou Metalizado - Tamanho 45 cm x 59 cm. Este papel produz um efeito interessante, mas é necessário muito cuidado com os vincos, pois marcam demais.
  • Papel Sanduíche (Tissue Foil) - Este papel tem esse nome porque é feito com o papel alumínio entre duas folhas de seda, ele fica resistente e permite dobras.
  • Papel Vegetal - Tamanhos A4, A3 e até de rolo. O trabalho neste papel fica muito interessante porque é translúcido. Aceita as dobras sem problemas e quiser pode até colorir com lápis de cor.
  • Papel Color Plus - Ótimo, Não deixa vincos, porque é um produto pintado na massa, antes da confecção do papel. Encontrado em diversas gramaturas.
  • Papel Color Set - Colorido dos dois lados, mas deixa os vincos brancos nas dobras e nos cortes. Você encontra em várias gramaturas.
  • Papel para fotocópias (xerox) - É a fonte mais fácil e barata para esta prática. Encontrado em qualquer papelaria, no tamanho A4 e para carta. Na cores branca e coloridas, embora a variedade de cores seja pequena. 
Estes são alguns papéis utilizados no origami, mas há uma grande variedade em lojas de artes, papelarias, lojas de suprimentos, etc. Além disso, nada te impede de utilizar papéis incomuns como pôster antigo, folhinha de calendário, papel de anotações para telefone, geralmente quadrados, Enfim, basta fazer uma experiência confeccionado uma pequena peça, você facilmente vai identificar aquele que mais encaixa no seu trabalho.

Espero que tenha ajudado de alguma maneira.

#Compartilhe

Nenhum comentário: