segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Goma Laca - Fácil de Preparar


A Goma laca é um verniz básico, impermeabilizante para peças de gesso, madeira, etc. O seu preparo é muito simples, basta misturar goma laca, vendida em flocos com álcool líquido superior a 92,8º, vendido nas farmácias. A goma laca pode ser encontrada em casas de materiais de construção ou em lojas especializadas em tinta. Vale lembrar que goma laca também é conhecida como “Asa de barata".

Existem dois tipos de goma: a nacional que é mais barata e a importada de qualidade superior que é mais cara. Porém, em minha opinião, as nacionais cumprem direitinho o seu papel, selar os poros das peças. Aplicando a goma laca fica bem mais fácil cobrir qualquer que seja a superfície e com menos demãos de tinta.


Material necessário:

  • 1 litro de álcool a 96°.
  • 100 gramas de Goma Laca em pó.
  • 1 vasilha para a mistura.
  • 1 recipiente de vidro para armazenar.

Modo de preparo:

1-  Coloque em uma vasilha 100 gramas de goma laca em pó. A seguir despeje parte do álcool e mexa bem, acrescente aos pouco o restante do álcool e continue mexendo até a completa dissolução da goma laca.



2-  Feito isso, transfira a solução para outro recipiente, de preferência ao de vidro, com tampa que feche hermeticamente. Agite a solução vigorosamente, certifique-se de que a tampa esteja bem fechada. Deixe curtir por um ou dois dias antes de usar.


3-  Mantenha o recipiente sempre bem fechado e sempre que for utilizar o produto, agite novamente a fim de diluir os sedimentos depositados no fundo. Retire somente a quantidade necessária para o trabalho e feche em seguida, para evitar a evaporação.

Dicas:

1- Para fazer verniz, o procedimento é o mesmo, é só diminuir a quantidade de álcool pela metade. Ou seja, meio litro de álcool para cada 100 gramas de goma laca.

2- Em substituição a goma laca, no preparo de superfície para pintura, use base acrílica ou seladora.

Espero que tenha sido útil.
Até a próxima.

                                                     
                           

3 comentários:

  1. Que interessante!

    Não sabia que existia uma fórmula caseira para fazer verniz!

    Valeu pela dica Meméia!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir