segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Goma Laca - Fácil de Preparar


A Goma laca é um verniz básico, impermeabilizante para peças de gesso, madeira, etc. O seu preparo é muito simples, basta misturar goma laca, vendida em flocos com álcool líquido superior a 92,8º, vendido nas farmácias. A goma laca pode ser encontrada em casas de materiais de construção ou em lojas especializadas em tinta. Vale lembrar que goma laca também é conhecida como “Asa de barata".

Existem dois tipos de goma: a nacional que é mais barata e a importada de qualidade superior que é mais cara. Porém, em minha opinião, as nacionais cumprem direitinho o seu papel, selar os poros das peças. Aplicando a goma laca fica bem mais fácil cobrir qualquer que seja a superfície e com menos demãos de tinta.


Material necessário:

  • 1 litro de álcool a 96°.
  • 100 gramas de Goma Laca em pó.
  • 1 vasilha para a mistura.
  • 1 recipiente de vidro para armazenar.

Modo de preparo:

1-  Coloque em uma vasilha 100 gramas de goma laca em pó. A seguir despeje parte do álcool e mexa bem, acrescente aos pouco o restante do álcool e continue mexendo até a completa dissolução da goma laca.



2-  Feito isso, transfira a solução para outro recipiente, de preferência ao de vidro, com tampa que feche hermeticamente. Agite a solução vigorosamente, certifique-se de que a tampa esteja bem fechada. Deixe curtir por um ou dois dias antes de usar.


3-  Mantenha o recipiente sempre bem fechado e sempre que for utilizar o produto, agite novamente a fim de diluir os sedimentos depositados no fundo. Retire somente a quantidade necessária para o trabalho e feche em seguida, para evitar a evaporação.

Dicas:

1- Para fazer verniz, o procedimento é o mesmo, é só diminuir a quantidade de álcool pela metade. Ou seja, meio litro de álcool para cada 100 gramas de goma laca.

2- Em substituição a goma laca, no preparo de superfície para pintura, use base acrílica ou seladora.

Espero que tenha sido útil.
Até a próxima.

                                                     
                           

13 comentários:

  1. Que interessante!

    Não sabia que existia uma fórmula caseira para fazer verniz!

    Valeu pela dica Meméia!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. E o melhor dessa receita é o baixo custo.

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei a gama laca pois não conhecia até o momento ,agora vou fazer o teste pois vai ser muito útil pra fazer minhas peças de artesanato

    ResponderExcluir
  5. Ótimo. É mais econômica. Bom trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Legal brigado pela dica meu. Trabalho. Fabrico. Cofres. De. Jésso agora vou. Fazer. Assim. Para. Melhorar minhas. Pintura Deus. Abencoe

    ResponderExcluir
  7. Grato pela ajuda, Deus abençoe

    ResponderExcluir
  8. E possível usar pistola para aplicar goma laca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não sei te dizer. Fica como um verniz ralo. A limpeza é a base de álcool. Se você costuma usar a pistola para aplicar verniz. Eu acho que você poderá usar.
      Bom trabalho. E obrigada por acessar meu blog.

      Excluir