terça-feira, 11 de junho de 2013

Especial para o dia dos Namorados

Esta é a Sandra, minha nora.

Álbum de fotografia: 

Simples, original e principalmente feito com muito amor.

É muito bom fazer artesanato junto às pessoas queridas. Interagimos com elas e nos sentimos mais próximos. Essa é uma das mensagens que faço questão de passar neste blog "Artesanato com a Meméia". Adoro estar com minha família e com pessoas amigas, ensinando e aprendendo.

Desta vez minha companheira foi a minha nora, Sandrinha. Juntas fizemos um álbum, com as fotos dela e do meu filho. A ideia foi reuni-las de modo que contasse o decorrer da vida deles. Desde o nascimento, a infância, adolescência o namoro até o casamento.

As fotos, em branco e preto, foram dispostas em paralelo alternando uma dela e outra dele. Ficou super bonito e eles poderão mostrar para os filhos, quando chegarem. Tenho certeza que os pequeninos vão adorar ver as fotos do papai e da mamãe.

Você também pode fazer um álbum assim. É muito simples. Basta reunir as fotos e providenciar os materiais necessários e mãos à obra.



Lista de Material

  • Fotos 
  • Papel textura 180g/m2 
  • Papel vegetal 
  • Tesoura 
  • Cola 
  • Papel Paraná 
  • Tecido 100% algodão 
  • Régua 
  • Lápis

Passo a passo

Separando os materiais

1- Faça um cálculo de quantas folhas você irá precisar. Analise o tamanho e a quantidade de fotos.




2- Disponha as folhas em uma seqüência harmoniosa.

3- Intercale entre elas as folhas de papel vegetal e reserve.

4- Monte o verso da capa e da contracapa da seguinte forma: Corte o papel paraná e o tecido de acordo com o tamanho escolhido para o álbum, no corte do tecido, acrescente 2 cm em todas as bordas para dobra.

5- Forre com o tecido os versos (capa e contracapa). Passe cola em toda área do papel, aplique o tecido alisando do meio para as pontas, estique bem para não enrugar, dobre e cole a sobra virando para o outro lado.

Encadernando

1- Alinhe as folhas coloridas e intercaladas com os papéis vegetais, entre o verso da capa e o verso da contracapa e leve a uma papelaria ou gráfica expressa para encadernar, com garra plástica transparente (veja o resumo ilustrativo).

Atenção: O tamanho da garra deverá ser proporcional a espessura que o álbum terá após a colagem das fotos.

Montagem do verso da capa e da contracapa

1- Decore as páginas internas com recortes de papéis coloridos, fitas, acessórios de scrapbook, etc.

2- Corte duas peças do tecido floral e uma do tecido branco, para recobrir a espiral, deixe uma margem de aproximadamente 4 cm nas laterais da lombada, essa sobra é que vai fixar a capa no verso da capa e a contracapa no verso da contra capa respectivamente.
3- Cole as peças intercalando: tecido floral, tecido branco e novamente tecido floral (pelo verso), formando um sanduíche. Estique bem, deixe secar e passe a ferro.

4- Centralize essa peça cortada sobre o álbum fechado e cole o tecido no verso da capa e no verso da contracapa, deixe secar e reserve.

Confecção da Capa e Contracapa

1- Utilizando o papel Paraná corte duas peças, que formarão a capa e a contra capa. Descontando o tamanho da garra, deixe uma pequena margem, cerca de 2mm, a mais nas laterais do verso da capa e da contracapa.

2- Fixe um pedaço de manta acrílica um pouco menor sobre a capa, para deixá-la mais fofinha.

3- Corte o tecido para a capa e a contracapa acrescentando 2 cm a mais para dobrar. Faça como se estivesse encapando um caderno (se você tiver dúvida veja neste blog o vídeo "Caderno com forração em tecido").

4- Personalize a capa com fotos, fitas, molduras, etc.

5- Termine a montagem do álbum colando a capa e a contracapa sobre respectivos versos.

6- Pronto! O que você achou da ideia?




Deixe seu comentário.
Amélia Loreto

Compartilhe conhecimento.


Um comentário:

Raquel Meira disse...

Nossa, ficou mto lindo o álbum amelia, adorei

beijosss