Círculo Cromático
Confecção de um bloco de patchwork.
No último dia 03 de maio, fiquei muito feliz em realizar o Workshop - Patchwork, na Festa das Mães, em Mairinque.A proposta foi mostrar através do Círculo Cromático algumas combinações de tecidos, não que seja exatamente uma regra, mas, pode auxiliar quem tem dúvida na hora de combinar tecidos.
Na primeira parte da palestra, expliquei sobre o Círculo de cores e a segunda, a construção de um bloco de patchwork.
E para você, que acompanha meu blog e a pedido dos participantes, preparei o passo a passo de como fazer combinações com esse método.
Conceitos básicos sobre cores
Cores neutras: São consideradas cores neutras o branco, o preto e os tons de cinza.
Cores primárias: São as cores puras, ou seja, não podem ser obtidas através da mistura de outras cores. São elas o amarelo, o vermelho e o azul.
Cores terciárias: Cores formadas entre uma cor secundária e uma primária, ou entre as três cores primárias. Exemplo: violeta (vermelho + azul).
Cores frias: Como o próprio nome, são as cores associadas à sensação de frio ou calmante. São, essencialmente, as cores que derivam do violeta, azul e verde.
Círculo Cromático
O círculo
cromático é formado por 12 cores, onde podemos claramente identificar as
primárias, secundárias e as complementares.
Combinações de tecidos utilizando o círculo cromático
1- Tom sobre tom ou cores monocromáticas
Composto por cores iguais, mas com intensidades e estampas diferentes. (Monocromáticas)
Exemplo de combinação utilizando tom sobre tom. |
2- Cores vizinhas ou cores análogas
Formada por duas cores vizinhas no círculo das cores. Uma cor é utilizada como dominante enquanto as cores adjacentes são utilizadas para enriquecer o trabalho. As cores vizinhas são tão fáceis de criar quanto às de tons sobre tons, no entanto são mais ricas. Exemplo: Azul claro, Azul escuro e Violeta.
3- Cores complementares ou opostas
Outra forma de combinar as cores é utilizar cores opostas que são também chamadas de cores complementares e estão em posições opostas no círculo cromático. Essas cores juntas formam combinações contrastantes e inspiram maior alegria. A cor oposta ao amarelo é o violeta. A cor oposta ao vermelho é o verde, e assim por diante. Como fundo procure usar uma cor neutra.
Cores opostas |
4- Combinação com três cores
É quando usamos três cores equidistantes no círculo cromático. Por exemplo: azul, amarelo e vermelho. Esse tipo de combinação consegue dar um efeito visual muito atraente. Esta combinação não é tão contrastante como o esquema das cores opostas, mas é bastante harmonioso.
5- Combinação com dupla de cores opostas ou complementares.
Essa combinação é muito rica, porque utiliza quatro cores sendo elas complementares em pares, no entanto, é mais difícil de trabalhar. Se as quatro cores são utilizadas em iguais proporções, a harmonia ficará desequilibrada. Você deve escolher uma cor dominante e partir dela definir proporções menores para as outras cores.
6- Cores neutras:
Elas
ajudam a dar destaque para as outras cores. Elas realçam os elementos mais
importantes. Os neutros combinam com grande variedade de tonalidades. Nos
tecidos, além do preto, branco e cinza, os tons de bege, marrom, alguns tons de
verdes são considerados neutros porque auxiliam a dar destaques em outras
tonalidades.
Tons neutros |
A Meméia agradece a todas que participaram do Evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário